EL INSTITUTO

Em de 12 agosto de 1959, a Escola de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas era fundada, com o objetivo de implementar o ensino de Pós-Graduação Médica, que até então não era regulamentado pelo Ministério de Educação e Cultura no Brasil.

Nasceu do idealismo de um grupo de médicos, composto por Dr. Armindo de Oliveira Sarmento, Dr. Nelson Passarelli, Dr. Gastão Dias Veloso, Dr. Pedro Alves da Costa Couto, Dr. Mário Pinto de Miranda e Dr. Pedro Ribeiro de Carvalho, livres docentes da tradicional Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.

Sendo instituição pioneira, a Escola teve como sede provisória para a parte administrativa a 18ª Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, serviço do Prof. Pedro Alves da Costa Couto.

O Instituto formou desde então mais de 16.000 alunos de 75 nacionalidades, tornando-se referência nacional e internacional em pós-graduação médica.

Em setembro de 2019, o Instituto Carlos Chagas recebeu o Credenciamento do Ministério da Educação como Instituição de Ensino Superior com conceito de alta qualidade, estando assim apto a certificar os cursos de Pós-graduação Lato Sensu.

PALAVRAS DO PRESIDENTE

DIREÇÃO

Dr. Ricardo Cavalcanti
Dr. Ricardo Cavalcanti

Presidente do ICC, graduado em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1985) e mestrado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1996). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Professor Titular e Diretor do Instituto Carlos Chagas; Professor e Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Grupo Casa.

Dr. Paulo Loures
Dr. Paulo Loures

Vice-Presidente do ICC. Possui graduação em medicina pela Fundação Tec. Educ. Souza Marques - Esc. de Medicina (1993). Atualmente é Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Estadual Carlos Chagas - Secretaria Estadual de Saúde, preceptor da residência médica - Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, chefe de clínica e cirurgião da enfermaria 23ª - Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, tecnólogo da Universidade Gama Filho e professor auxiliar de Cirurgia Geral da Universidade Estácio de Sá, Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões e Fellow do Colégio Americano de Cirurgiões . Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia Endócrina.

Dr. Flávio Antônio de Sá Ribeiro
Dr. Flávio Antônio de Sá Ribeiro

Diretor Administrativo Financeiro do ICC. Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Especializado em Cirurgia Geral (1993) na instituição Hospital Universitário Clementino Fraga Filho / UFRJ, Mestrado em Cirugia Geral (1997) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutorado em Cirurgia Geral (2002) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) .

Dr. Paulo Machado do Couto Soares

Vice-Diretor Financeiro do ICC

Dr. Pedro Luiz Pinto Aleixo
Dr. Pedro Luiz Pinto Aleixo

Vice-Secretário-Geral do ICC. Graduado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1958). Atualmente, é professor titular da Universidade Gama Filho, médico obstétra na Maternidade Municipal Herculano Pinheiro e Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgiões em Cirurgia Obstétrica.

Dé click aqui y conozca el currículo lattes del Prof. Dr. Pedro Luiz Pinto Aleixo

Dra. Sue Ann Costa Clemens
Dra. Sue Ann Costa Clemens

Coordenadora Científica Internacional do Instituto Carlos Chagas, a Profa. Dra. Sue Ann Costa Clemens é chefe do Instituto de Saúde Global da Universidade de Siena, sendo uma de suas fundadoras. Também é uma das fundadoras e Diretora do Programa pioneiro de Mestrado em Vacinologia e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade de Siena, desde 2008, treinando futuros líderes em vacinas. Sue Ann também é Professora de Infectologia Pediátrica no mestrado, na Universidade de Siena.

Diretora do Grupo de Vacinas Oxford-Brasil, Professora em Saúde Global na Universidade de Oxford.
Ela também é Professora e Chefe do Departamento Clínico e Relações Internacionais do Instituto Carlos Chagas, no Brasil.

Além disso, ela é conselheira sênior e consultora em desenvolvimento de vacinas da Fundação Bill e Melinda Gates, cargo que ocupa desde 2012.

Atualmente para as atividades da Covid-19, ela atua como:
• Investigadora, e Coordenadora dos estudos da vacina de Oxford-Astra Zeneca no Brasil
• Coordenadora dos estudos da vacina da Clover no Brasil
• Presidente do Comitê Científico de Covid-19 do Instituto Médico de Pesquisa Bill e Melinda Gates,
• Membro do Comitê Científico da vacina Covid-19 da Curevac, Alemanha,
• Membro do Comitê Científico da vacina de Covid-19 da Clover, China.
• Investigadora Principal do projeto Fundacao Bill e Melinda Gates - Projeto de preparação de centros em Pesquisa clinica na America Latina para vacinas de COVID -19. Preparou 22 centros em 7 países.
• Membro do Grupo de Especialistas que fizeram recomendações formais aos Ministros da Saúde do G7 2021.

Condecorações:
• Condecorada com a Medalha de Ordem do Mérito Médico na classe de Comendador
o Conferida pela Presidência da República e Ministério da Saúde do Brasil
• Condecorada com a Ordem do Império Britânico, no grau de Comandante
Comandante do Império Britânico (CBE)
o Honraria conferida pela Rainha Elizabeth II
o Honraria conferida por seus serviços a ciência e saúde pública
• Condecorada com a Medalha Rui Barbosa
o Conferida pelo Ministério de Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundação Casa Rui Barbosa
Sue Ann tem mais de 25 anos de experiência na indústria farmacêutica (GSK, Merck, Novartis) em diferentes funções e responsabilidade crescente no desenvolvimento clínico, assuntos médicos, assuntos regulatórios e governamentais.
Sue Ann liderou o desenvolvimento de vacinas como por exemplo Rotavírus, HPV, pneumococo, meningococo, pentavalente, COVID -19 entre outros.
Liderou um dos maiores estudos de fase 3 até a presente data. Os maiores estudos foram de rotavirus da Merck e GSK. Fez parte do desenvolvimento clínico da primeira vacina que obteve uso emergencial no mundo em outubro de 2020, a nova vacina oral contra poliomielite, nOPV.
Ela também foi responsável por implementar Educação Médica Contínuada como membro do Grupo Internacional da Comissão Educacional para Graduados em Medicina para Estrangeiros (ECFMG- Filadélfia, EUA).
Durante a pandemia de Covid-19, recebeu homenagens, além das condecorações como:
• Carioca do Ano : Revista Veja Rio
• Homenageada como Personagem de livro infantil: O Cão Amarelo e a Esperança
Autora: Mariana Muller
• Academia Internacional da União Cultural: Mérito pela Valorização da Humanidade
• Homenageada pelo Institut Cultive Suisse no Congress “Cultive International de la Culture de la Femme”
• Homenagem da Câmara dos Deputados em Brasília: Brasileiras em Tempos de Epidemias
• Homenagem da Revista Ela - O Globo: exposição Elas por ela
• Prêmio Faz a Diferença na categoria Mundo – O Globo

Atualmente está coordenando 8 estudos clínicos em Covid-19 e em vacinas para erradicaçao de poliomielite.

PERGUNTAS FREQUENTES