• +55 (21) 2262-6523 | +55 (21) 2262-6523

O INSTITUTO

Em de 12 agosto de 1959, a Escola de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas era fundada, com o objetivo de implementar o ensino de Pós-Graduação Médica, que até então não era regulamentado pelo Ministério de Educação e Cultura no Brasil.

Nasceu do idealismo de um grupo de médicos, composto por Dr. Armindo de Oliveira Sarmento, Dr. Nelson Passarelli, Dr. Gastão Dias Veloso, Dr. Pedro Alves da Costa Couto, Dr. Mário Pinto de Miranda e Dr. Pedro Ribeiro de Carvalho, livres docentes da tradicional Faculdade de Medicina da Universidade do Brasil.

Sendo instituição pioneira, a Escola teve como sede provisória para a parte administrativa a 18ª Enfermaria do Hospital Geral da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro, serviço do Prof. Pedro Alves da Costa Couto.

O Instituto formou desde então mais de 16.000 alunos de 75 nacionalidades, tornando-se referência nacional e internacional em pós-graduação médica.

Em setembro de 2019, o Instituto Carlos Chagas recebeu o Credenciamento do Ministério da Educação como Instituição de Ensino Superior com conceito de alta qualidade, estando assim apto a certificar os cursos de Pós-graduação Lato Sensu.

PALAVRAS DO PRESIDENTE

DIREÇÃO

Dr. Ricardo Cavalcanti
Dr. Ricardo Cavalcanti

Presidente do ICC, graduado em Medicina pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1985) e mestrado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (1996). Doutorado em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é Professor Titular e Diretor do Instituto Carlos Chagas; Professor e Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva do Grupo Casa.

Dr. Hiram Lucas
Dr. Hiram Lucas

Secretário Geral do ICC, graduado em Medicina (1960) pela então Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro, atualmente da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. A base de sua formação em Cancerologia foi desenvolvida no Instituto Nacional do Câncer, onde trabalhou no período compreendido entre 1957 e 1980 . Foi Secretário Geral e Presidente da Sociedade Brasileira de Mastologia; Vice Presidente (três mandatos) e Presidente da Sociedade Brasileira de Cancerologia.

Dr. Jayme José Gouveia
Dr. Jayme José Gouveia

Vice presidente do ICC, graduação em Medicina pela Universidade do Brasil (1958) e doutorado pela Escola de Guerra Naval (1985).

PERGUNTAS FREQUENTES